Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cultura Gótica

Góticos: como tudo começou

Assim como todo movimento, a origem dos góticos também tem muitas versões. A história da tribo gótica é separada em gerações e anda em paralelo com a música dark. A primeira geração do movimento apareceu no Reino Unido, no fim dos anos 70 como um fragmento do movimento punk. Essa primeira leva era caracterizada por bandas como Bauhaus e The Damned. Não se sabe de onde surgiu o termo gótico e como ele foi vinculado a música dark, mas a imprensa britânica é uma das responsáveis pela disseminação desse rótulo.
GóticosNo meio dos anos 80, o movimento gótico perdeu suas forças, mas voltou com tudo no início dos anos 90. A partir daí, começa a segunda geração dos góticos. As bandas do momento eram The Shroud, Rosetta Stone e London After Midnight. No mesmo momento, o movimento gótico americano começou a ganhar forças, assim o Estilo Gótico foi reconhecido como uma subcultura distinta. Quando os integrantes da segunda geração atingiram entre 25 e 30, muitos deles perderam o interesse em participar da cena. Acontece então o fim dessa geração.
No final dos anos 90, surge a terceira e atual geração gótica. Esta nova fase é muito diferente das duas primeiras gerações. Os novos góticos são questionados, pois muitos aprenderam sobre a subcultura através da mídia ou de Marilyn Manson. As origens góticas tentam se separar dos jovens seguidores de Manson, pois grande parte deles só se vestem como o ídolo por puro choque e rebeldia. É apenas uma fase da vida.
O que os mais velhos dizem é que a terceira geração não é autêntica, mas sim seguidora de um ídolo. O movimento gótico tem mais de 20 anos e ainda vai sofrer muitas transformações, como sofreu desde a sua origem.
Mas o que é gótico?
Diferentemente do que se pensa, góticos não são pessoas que se vestem de preto. Ou melhor, não é só isso. É um estilo e filosofia de vida. Os primeiros góticos eram pessoas intelectuais e de postura incomum. Sua arte era pouco aceita pela sociedade. Os adeptos do movimento são amantes de músicas, livros e arquiteturas; são conhecidos por terem um humor fora do "normal", daí vem a fama de serem deprimidos, pois eles vêem beleza e graça no que a sociedade não vê.
Os costumes góticos:
GóticosCemitérios: essa é uma das polêmicas que gira em torno da subcultura. Os góticos vêem a mesma atração no cemitério que a sociedade vê em parques. O cemitério é um lugar onde o movimento gosta de se reunir, pois o ambiente é quieto, ideal para reflexão e declamar poesias. É na casa dos mortos onde os góticos entram em contato com a sua mortalidade. O cemitério representa um museu gótico. As esculturas e mausoléus são inspiradoras, ideal para ficarem longe de coisas sem importância como televisão, computador e problemas do dia-a-dia.
Roupas: os góticos têm uma maneira típica de se vestir. Não é uma obrigação, mas é como eles se sentem confortáveis. As cores escuras prevalecem no modo gótico, principalmente o preto. Geralmente, os góticos se vestem com sobretudo, capas e coturno. As saias, calças e jaqueta são feitas de couro, látex, pvc, borracha, vinil ou veludo. Os acessórios também fazem parte do traje, usam muitos anéis e correntes, sempre de prata. Alguns também aderem às luvas. Além do coturno, as mulheres costumam usar meia do tipo arrastão. Não é só a roupa que os caracteriza. Os góticos têm a pele muito clara e cabelos pretos ou vermelhos. A maquiagem é outro fator muito forte, sempre preta e branca. Os olhos são sempre bem contornados e marcados de preto, alguns góticos colocam lentes de contato branca. As mulheres usam batom preto e unhas pretas.

Um comentário:

  1. A subcultura gótica (chamada de Dark no início dos anos oitenta apenas no Brasil) é uma cultura que teve início no Reino Unido durante o final da década de 1970 e início da década de 1980, derivado também do gênero pós-punk. A subcultura gótica abrange um estilo de vida, estando ela associada diretamente a musica Darkwave/Gothic Rock, Pós Punk, Ethereal Wave, a estética (visual, moda e vestuário) com maquiagem e penteados alternativos (cabelos desfiados, desarrumados e desgrenhados) e uma certa bagagem filosófica e literária. A música se volta para temas que glamorizam a decadência, o niilismo, o hedonismo e o lado sombrio. A estética sombria se traduz na combinação de vestuário, desde death rock, punk, renascentista e moda vitoriana essencialmente baseados no Preto, em algumas vezes com adições lilas, roxo, carmesim.

    O texto é maravilhoso,muito explicativo.Parabéns

    ResponderExcluir