Páginas

terça-feira, 1 de julho de 2014

Biografia de Oscar Wilde





Reprodução
Retrato do escritor Oscar Wilde
Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde nasceu em Dublin (Irlanda), em 16 de outubro de 1854. Filho de intelectuais irlandeses – seu pai era médico e escreveu sobre arqueologia e folclore e sua mãe era uma nacionalista especialista em mitologia e cultura céltica, além de poetisa –, o jovem passou a infância estudando em sua terra natal até ganhar uma bolsa de estudos no Magdallen College, da Universidade de Oxford.

Nos anos em Oxford, o gênio e a personalidade de Wilde floresceram. Ele se destacou como um dedicado estudioso, um devotado esteta defensor da “arte pela arte” e um inspirado poeta, que ganhou o prêmio Newdigate com seu poema “Ravenna”. No começo dos anos 1880, Wilde estava residindo em Londres e estabeleceu-se nos círculos literários locais onde desfilava sua inteligência, elegância e extravagâncias. Após a publicação de “Poemas”, em 1881, obra na qual reforçava sua ligação com o esteticismo, ele partiu para uma série de palestras nos Estados Unidos e no Canadá. Vestido com suas jaquetas de veludo, meias negras de seda e calças curtas tipo corsário, Wilde passou um ano provocando a indignação da imprensa com sua postura lânguida e hedonista e discursando sobre a supremacia da beleza e da arte para o público da América do Norte.




Reprodução
Capa de edição em inglês de "O Retrato de Dorian Gray"
Após sua volta ao Reino Unido, Wilde casou-se em 1884 com Constance Lloyd, filha de um proeminente advogado irlandês. Nos anos seguintes, eles tiveram duas crianças: Cyril e Vyvyan. Foi um período em que Wilde desenvolveu ainda mais suas habilidades como escritor ao trabalhar em publicações como a Pall Mall Gazette e a Woman’s World . Em 1888, ele publicou “O Príncipe Feliz e outros contos”.

No começo da década seguinte Wilde produziria sua obra-prima e um dos mais importantes livros de todos os tempos. “O Retrato de Dorian Gray” foi publicado originalmente na Lippincott’s Magazine, mas foi revisado e ampliado em 1891 ganhando seis capítulos antes de ser lançado como livro. No mesmo ano, ele voltaria a mostrar sua extraordinária criatividade com o lançamento das obras “Crime de Lorde Arthur Savile e Outras Histórias” e “A House of Pomegranates”.

Wilde inciou também uma fecunda e bem-sucedida produção de dramaturgias. Entre as peças de maior destaque estão “Salomé”, “Uma Mulher Sem Importância”, “Um Marido Ideal” e “A Importância de Ser Honesto”. A sátira à hipocrisia da era vitoriana era um dos seus temas prediletos nas comédias que escreveu. Os sucessos das corrosivas críticas de Wilde à sociedade e sua incansável perseguição aos prazeres da vida lhe renderiam muitos inimigos. Um deles foi o Marquês de Queensberry, pai de Lorde Alfred Douglas com quem Oscar Wilde havia estabelecido uma íntima amizade desde 1891. O Marquês acusou Wilde de sodomia e o escritor resolveu processá-lo por difamação. Isso, no entanto, mostrou-se uma estratégia equivocada. O processo revelou evidências de uma vida sexual polêmica para a época e resultou em novas acusações e no julgamento de Wilde. Condenado, devido a suas opções sexuais, ele passou dois anos cumprindo pena de prisão com trabalhos forçados em Reading Gaol.





Reprodução
Versão para o cinema da peça
"A Importância de Ser Honesto", escrita por Oscar Wilde

As péssimas condições do presídio lhe deixaram graves sequelas. Ao ser libertado rumou para Paris. Durante o processo e a prisão, ele caiu em desgraça, perdendo seus bens, o apoio da família e suas obras foram recolhidas. Sua tentativa de voltar a ser um brilhante escritor esbarraram em sua precária condição financeira, no vício pelo absinto que adquiriu na capital francesa e numa morte repentina causada por meningite em 30 de novembro de 1900.



Obras de Oscar Wilde

Ravenna (1878)
Poemas (1881)
O Príncipe Feliz e Outros Contos (1888)
The Decay of Lying (1889)
O Retrato de Dorian Gray (1891) 
Os crimes de Lorde Arthur Savile e Outras Histórias (1891)
Intentions (1891)
Salomé (1891)
The House of Pomegranates (1892)
O Leque de Lady Windermere (1892)
Uma Mulher Sem Importância (1893)
The Duchess of Padua (1893)
The Sphinx (1894)
Um Marido Ideal (1895)
A Importância de Ser Honesto (1895)
A Balada do Cárcere de Reading (1898)

Nenhum comentário:

Postar um comentário