Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

Um Necronomicon perto de você

Você pode estar sentado na frente de seu computador e dizendo "Ei, Agendagotica, e todas aquelas cópias do "Necronomicon" que eu vi na Amazon.com ou na livraria aqui perto de casa?" Todos esses livros são fraudes com graus variados de qualidade. Alguns autores escreveram versões fraudulentas para aprofundar a visão de Lovecraft, ao passo que outros queriam mesmo era uma maneira fácil de tirar dinheiro dos mais crédulos.
A mais conhecida entre essas fraudes é o "Necronomicon" de Simon. Essa edição, editada e com anotações de um editor conhecido apenas como Simon, combina o Mito de Cthulhu com a mitologia mesopotâmia e com o misticismo para criar um livro de encantos que diz dar a seu proprietário a habilidade de invocar várias bestas assustadoras (criaturas estranhas e sobrenaturais). A primeira impressão limitou-se a 666 cópias em 1977. A Avon Publishing deu ao livro uma publicação mais difundida em 1980. Várias páginas da Internet desmascaram o livro por completo, havendo uma que até revela a suposta identidade real de Simon.
Duas outras versões falsas do livro são as edições de DeCamp-Scithers e Wilson-Hay-Langford-Turner. O trabalho de DeCamp-Scithers baseia-se nas mentes dos escritores L. Sprague De Camp e George Scithers e possui algumas páginas de texto ininteligível escrito em aramaico, com o mesmo grupo de páginas aparecendo várias vezes. De Camp incluiu uma introdução reconhecendo que o volume era, na verdade, falso. Colin Wilson, um dos autores da outra famosa falsificação, admitiu a piada em um artigo intitulado "O Necronomicon: a origem de uma farsa". Sua versão, como a edição de Simon, incluía vários rituais e encantos normalmente encontrados em livros do gênero grimoire. Grimoires são manuais que descrevem regras e instruções de um processo específico e costumam estar associados à magia.
Várias outras versões podem ser encontradas em livrarias e na Internet. Todas elas costumam ser simulações bem fracas do estilo de Lovecraft ou estranhas combinações do mito Cthulhu com outras mitologias mais antigas. O fato, porém, é que o "Necronomicon" é um dispositivo literário criado para dar um toque de credibilidade e legitimidade a contos que seriam inacreditáveis sem ele. Parece, contudo, ter alcançado algo muito maior do que o escritor pretendia.
Na próxima seção, vamos ver como o "Necronomicon" apareceu em vários filmes, programas de TV e gibis.



Outros livros místicos: reais ou falsos?
O "Necronomicon" não é o único livro perigoso encontrado no trabalho de Lovecraft. Ele fez referência a vários outros volumes misteriosos, alguns dos quais realmente existem. Entre eles:
 
  • Ars Magna et Ultima (real)
  • Cultes des Goules (falso)
  • De Vermis Mysteriis (falso, criado por Robert Bloch)
  • Poligraphia (real)
  • O livro de Dyzan (real)
  • O livro de Eibon (falso, criado por Clark Ashton Smith)
  • O livro de Thoth (livro lendário mencionado em mitos egípcios)
  • O Daemonolatreia (real)
  • Os manuscritos de Pnakotic (falso)
  • Unaussprechlichen Kulten (falso, criado por Robert E. Howard)
  • Maravilhas do mundo invisível (real)
Ao misturar livros reais com ficcionais, Lovecraft e seus contemporâneos conseguiram criar uma mitologia com embasamento real o bastante para que as pessoas se questionassem sobre o que era real e o que não era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário