Páginas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

NECRONOMICON O LIVRO PROIBIDO DE H.P.LOVE CRAFT

Introdução



O estranho escritor de ficção H. P. Lovecraft criou uma mitologia que inclui monstros bizarros, comunidades problemáticas, acadêmicos doidos e uma biblioteca cheia de ensinamentos proibidos. De todos os livros que detalham essa mitologia que Lovecraft menciona em suas histórias, há um em especial que estimula nossa imaginação mais do que qualquer outro: o "Necronomicon". De acordo com Lovecraft, o Necronomicon é um volume repleto de segredos e rituais que podem levar o leitor à loucura.

Na verdade, o "Necronomicon" não existe, embora haja mais de meia dúzia de livros com o título de "Necronomicon" nas livrarias. O livro é mais outro aspecto da ficção criada por Lovecraft, inventado como uma mera ferramenta usada na trama.

O Necronomicon
O "Necronomicon" tem um importante papel no mito do Cthulhu - a mitologia que é pano de fundo de grande parte do trabalho de Lovecraft e envolve extraterrestres com imenso poder. O autor menciona o livro em 18 de suas histórias, mais do que qualquer outro livro místico (real ou não) a que ele faça referência. Vários fãs do mito acham que o "Necronomicon" é a Bíblia do panteão de Lovecraft. E essa pode ser a razão para as pessoas se referirem ao livro dessa maneira: o "Necronomicon".
Lovecraft nos diz que o autor do livro foi o insano árabe Abdul Alhazred, que faleceu em 738 d.C. após ser devorado por um ou mais monstros invisíveis.
Mas o que é o livro especificamente? Baseando-se no que Lovecraft nos diz em suas histórias, parece que Alhazred escreveu, em sua maior parte, sobre uma raça de criaturas extraterrestres com poderes cósmicos. Eles os chama de os Anciãos, um termo que Lovecraft usava para mais de um grupo de criaturas estranhas. Em "The Dunwich Horror", Lovecraft insere um extenso trecho do "Necronomicon" que fala sobre o Ancião conhecido como Yog-Sothoth. Cthulhu, um monstro adormecido no fundo do oceano, também é mencionado na passagem. O leitor é informado de que Cthulhu é parente distante dos outros Anciãos e que ele só pode "espioná-los com discrição".
Ou seja, o livro é uma história de ficção sobre nosso mundo e as criaturas que reinavam sobre a Terra e outros planos há muito tempo. Lovecraft disse que o título significava "o livro dos costumes (ou leis) dos mortos", mas uma tradução mais literal é "o livro dos nomes mortos". Posteriormente, outros autores dariam ao "Necronomicon" sua reputação como um livro de encantos, mas, além de algumas descrições muito vagas de rituais de invocação, não parece ter sido essa a intenção original de Lovecraft.
Essa história a respeito dos primeiros dias de nosso planeta e dos seres de outro mundo que o controlavam é, no entanto, tão aterrorizante que, de acordo com Lovecraft, você poderia ficar louco ao ler o livro. Várias das histórias de Lovecraft terminam com um ou mais personagens enlouquecendo, e alguns deles o fizeram após ler o "Necronomicon". Lovecraft enfatizou que esses seres estavam tão além da compreensão humana que mesmo o ato de pensar neles por um curto período poderia distorcer sua mente.
Neste artigo, vamos explorar o autor do "Necronomicon", as várias traduções que ele menciona em sua ficção, os locais reais e imaginários em que seria possível encontrar uma cópia (caso o livro realmente existisse) e as fraudes e homenagens inspiradas na inteligente criação de Lovecraft

Nenhum comentário:

Postar um comentário