Páginas

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Vampiros I

As pessoas sonham com monstros horríveis e espíritos maliciosos há séculos. O vampiro, o predador sedutor, "morto-vivo", é uma das criaturas mais inventivas e encantadoras de todas. É também uma das mais duradouras: os vampiros surgiram há milhares de anos e aparecem em muitas culturas diferentes. Neste artigo, veremos de onde vêm os vários elementos da lenda do vampiro e examinaremos algumas explicações científicas fundamentadas para o vampirismo aparente. Veremos também o significado psicológico dessas criaturas e conheceremos algumas contrapartes do vampiro sobrenatural na vida real.
vampiro clássico
A imagem popular de um vampiro:
um monstro com uma capa que caça suas vítimas à noite 

Fundamentos sobre os vampiros
Os vampiros dos livros contemporâneos, os filmes e os programas de televisão são criaturas incrivelmente elaboradas. De acordo com a mitologia predominante, todo vampiro já foi humano que, depois de ter sido mordido por um vampiro, morreu e se levantou do túmulo como um monstro. Os vampiros adoram o sangue dos vivos, a quem eles perseguem durante a noite. Eles usam suas presas afiadas para morder os pescoços de suas vítimas.

Já que são cadáveres reanimados (restos mortais de uma pessoa falecida), os vampiros são frequentemente referidos como "os mortos-vivos". No entanto, eles ainda podem se passar por humanos saudáveis e passar despercebidos entre os vivos. De fato, os vampiros podem ser atrativos, altamente sexuais, seduzindo sua presa antes de se alimentar dela. Um vampiro pode também tomar a forma de um animal, geralmente um morcego ou um lobo, para dar o bote na vítima. Os vampiros são potencialmente imortais, mas possuem algumas fraquezas. Eles podem ser destruídos por uma estaca no coração, fogo, luz do sol direta, além de temer crucifixos, água benta e alho. Os vampiros não refletem sua imagem no espelho e possuem uma força extraordinária.
A figura vampiresca, com essa combinação particular de características e regras, é uma invenção recente. Bram Stoker concebeu o "Drácula" em seu romance de 1897. Outros autores reinterpretaram o Drácula em uma série de peças, filmes e livros.
Mas enquanto os elementos específicos são novos, a maioria deles possuem raízes profundas, em muitas regiões e culturas. Nas próximas seções, veremos alguns dos ancestrais mais notáveis do vampiro.



Verdadeiros sanguessugas
Na maioria dos livros e filmes atuais, os vampiros podem tomar a forma de um morcego, um animal real que se alimenta de sangue. Na verdade, os morcegos vampiros geralmente não matam suas presas e não são uma grande ameaça aos humanos. De fato, são animais pequenos, reclusos e dóceis. Os vampiros surgiram há milhares de anos, mas sua conexão particular com os morcegos vampiros é bem recente. Morcegos vampiros são encontrados somente na América Central e do Sul, portanto os europeus e os asiáticos, que originalmente conceberam esses monstros não os conheciam. Quando os exploradores europeus descobriram esses animais estranhos, logo o incorporaram ao mito do vampiro.

Um comentário:

  1. Oiee, vim só pra avisar, que dediquei uns selinhos para seu blog lá no meu, dá uma olhadinha la ^^ beijos!

    ResponderExcluir